A mais tradicional escola de Dança do Ventre da região de Campinas

A mais tradicional escola de Dança do Ventre da região de Campinas
Sejam bem vindos!
Aqui é um espaço dedicado à todos os seres pensantes do mundo belly dancer.
Leiam, discutam e compartilhem!

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Sobre trajes de dança

Uns tempos atrás comecei a ter contato com um atelier de uma estilista bem conhecida em nosso meio, especialmente no estado de São Paulo, e queria deixar algumas impressões. Sou responsável pelos desenhos das roupas que criamos em minha escola (não quero me intitular estilista) além de passar pelo menos metade de minha vida bordando todas elas junto com minha mãe e irmã. É o que eu sempre digo: bordar é coisa pra macho!
Sou chatíssima para roupa. Não uso material de plástico, tenho pânico de lantejoula, acho cinturão largo um horror e usar sutiã ao invés de bojo, só no caso das peitudas. Bordar um traje completo de dança não é trabalho para qualquer um e se for para fazer uma coisa meia boca, prefiro dançar de camisola.
Bom, aqui onde moro e tenho escola, o povo tem o rei na barriga, mas dinheiro que é bom… portanto, temos que nos adaptar às condições financeiras das pessoas que frequentam nossas aulas. Isso não significa que vou fazer as coitadas de minhas alunas vestirem um teco de malha com meia dúzia de penduricalhos. Uma roupa completa aqui na escola (saia, cinturão, sutiã, braceletes, mais um véu de musseline), com franjas e material de acrílico, sai entre 450 e 500 reais. Se for totalmente bordada com vidrilhos, por volta de 600.
O atelier que mencionei tem trajes lindos, claro. Não fazem meu estilo de roupa, mas alguns (os mais caros, por volta de 800 reais e sem franja) são muito interessantes. Os tecidos são bons, compensam o material de qualidade sofrível; ainda assim, algumas não valem os 500 ou 600 reais que são cobrados por elas, honestamente.

Roupa de Kátia Fallahi by Atelier Fallahi


Eu e minha irmã fizemos parte de um grupo de dança esse ano e seríamos obrigadas a adquirir um traje desse atelier se quiséssemos nos apresentar. O valor seria 500 reais. Uma parte de nós ficou feliz, porque as roupas de lá nesse valor costumam ser muito bem bordadas. Por outro lado, usar uma roupa que não fosse nossa seria um tanto… estranho. Mas…
Quando os trajes ficaram prontos (vou pular as partes das provas das roupas), foi foda. De verdade. Uma saia de malha com umas ondas de lantejoulas. Um cintinho fino com contas de plástico e uma outra saia de musseline do mais vagabundinho anexa ao tal citinho. Um sutiã com umas ondinhas de lantejoulas. Um bolero, do mesmo tecido da primeira saia mais a musseline fraquinha. Uma galabia, essa sim bacana, confesso. Ou seja, 500 reais em uma roupa que dá para fazer com 200. Mais mão-de-obra, no máximo uns 350.
No fim das contas eu e minha irmã não usamos as roupas porque acabamos não conseguindo nos apresentar. Não era pra ser, fazer o quê. Mas mostramos as roupas para todas as nossas alunas e foi unânime: nenhuma delas daria cem reais em cada um dos conjuntos. As meninas são duras e só gastam dinheiro com aquilo que possa valer a pena. Ainda assim, pelo menos vinte garotas daquela turma que fizemos parte compraram o traje. Lembro que ficamos passadas com o fato da maioria delas gastarem uma grana feia com uma roupa de gosto duvidoso sem argumentar com a professora, responsável pelo desenho dos trajes. Eu e minha irmã só não o fizemos porque sabemos como é difícil montar um grupo de dança e ficar meses treinando um raio de uma coreografia para apresentar no fim do ano. Se arrependimento matasse…
Quem tiver paciência, visite nosso multiply. Lá tem fotos de roupas que usamos, feitas por nós e por alunas, nenhuma de outro atelier. Admito que tem pelo menos duas lá que eu fiz que acho meio feiosas! Mas nada que se compare a um teco de malha com meia dúzia de penduricalhos…
http://fallahi2008.multiply.com/
Bju, bju

3 comentários:

  1. Xuxu,

    Trajes de dança sempre foram um mega problema. Quando vc quer fazer as coisas do seu jeito tem problemas pra procurar não alguém que execute e quando não quer dor de cabeça e quer comprar pronto, precisa se sujeitar aos absurdos desses ateliêrs que custam caro, não fazem um trabalho decente e são bregas, argh!

    Por isso de uns anos pra cá, eu monto minhas roupas em brechós, lojas de roupas indianas, peças garimpadas aqui ou acolá... Eu sempre fui meio hiponga pra dançar, e depois de tomar tanto na cabeça decidi fazer as coisas do meu jeito.

    Esse é o melhor que vc faz!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Pois é... complexo isso.
    Hoje em dia, eu acho que ainda pago caro pelas roupas... por isso passei a eu e minha mãe fazê-las, já tenho umas 5, mas dá mto trabalho mesmo, por isso, ainda compro.

    ResponderExcluir
  3. Oi Kcal!!!

    Nossa estava revendo umas fotos e me deparei com nossa fotos de mulecas,e bateu uma saudade...ixiiii... ai resolvi tentar a sorte pela internet e encontrei minha amiga de adolescencia... saudade muié. Queria mtoo te reencontrar... Vc e sua irmã estão lindissimas, super talentosas... me escreve se sobrar um tempinho (vanessa.damaral@gmail.com) .... quero saber como vc está, sinto saudades sinceras.
    super bju

    ResponderExcluir

")